As eleições de 2026 ficaram para trás, mas uma prática de intolerância política continua preocupando as autoridades: empresários que, inconformados com a vontade dos eleitores, ameaçam demitir ou perseguir funcionários por terem votado no presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No Jornal Alerta Geral, o repórter Carlos Silva destacou a ofensiva do Governo Federal contra o assédio eleitoral, enquanto o jornalista Luzenor de Oliveira defendeu punições rigorosas para empregadores que utilizam o emprego como instrumento de perseguição política.
O resultado das urnas já está definido, mas a onda de ameaças e manifestações discriminatórias registradas após o segundo turno revela que a intolerância eleitoral ultrapassou os limites da campanha e chegou às relações de trabalho. Em seu comentário no programa, Luzenor de Oliveira defendeu que empresas e empresários responsáveis por essas práticas sejam punidos com rigor e considerou importante a iniciativa do Governo Federal de estudar restrições ao acesso a financiamentos públicos para empregadores envolvidos em assédio eleitoral.
Diante desse cenário, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou medidas para ampliar a fiscalização das denúncias de ameaças, perseguições e demissões motivadas pela preferência política dos trabalhadores. Entre as propostas em estudo está a criação de uma espécie de lista suja de empresas responsabilizadas por assédio eleitoral, que poderá servir de referência para a aplicação de sanções, incluindo restrições de acesso a linhas de crédito público.
A iniciativa governamental ainda está em fase de avaliação e dependerá da definição de critérios legais para a identificação das irregularidades, a responsabilização dos empregadores e a garantia do direito de defesa. O objetivo é estabelecer mecanismos claros para coibir abusos no ambiente corporativo após o pleito.
No âmbito jurídico, a legislação brasileira permite a demissão sem justa causa, desde que sejam respeitados os direitos trabalhistas. Entretanto, quando a dispensa é motivada pelo voto ou pela preferência partidária do empregado, a conduta pode configurar discriminação ilegal.
A proteção dos trabalhadores contra práticas discriminatórias por convicção política é fundamentada pela Lei número 9.029 de 1995 e pela Convenção número 111 da Organização Internacional do Trabalho. Empregadores responsabilizados podem enfrentar ações judiciais, pedidos de reintegração de funcionários e pagamento de indenizações, conforme as circunstâncias comprovadas.
Para Luzenor de Oliveira, a reação das autoridades precisa ser firme diante de empresários que tentam transformar o resultado eleitoral em motivo para ameaçar o emprego e a renda de seus funcionários. O jornalista ressalta que o empresário tem o direito de administrar seu negócio, mas não pode impor aos trabalhadores suas preferências partidárias nem puni-los por escolhas feitas livremente nas eleições.






