Enem como Certificado de Conclusão: Alunos Enfrentam Obstáculos para Matrícula Universitária
Inep promete aplicativo digital, mas estudantes temem não conseguir o documento a tempo.
A volta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como certificado de conclusão da educação básica, decisão comunicada pelo Ministério da Educação (MEC) em maio do ano passado, tem gerado apreensão entre estudantes. Alunos relatam dificuldades em obter o documento a tempo para realizar matrículas universitárias, apontando a falta de respostas e de informações claras por parte do Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).
O Inep anunciou que um aplicativo digital será lançado até o início de março para agilizar o processo. Contudo, como as matrículas ocorrem em fevereiro, o órgão informou que as instituições de ensino serão alertadas sobre essa pendência de documentação. A situação causa preocupação, pois, sem o certificado, aprovados no Sisu ou em vestibulares não podem ingressar na universidade.
O presidente do Inep, Manoel Palacios, tranquilizou os estudantes, afirmando que o uso do resultado do Enem para obtenção do certificado e posterior matrícula universitária será possível, diferentemente do que ocorria até 2017. A nova plataforma digital permitirá a solicitação online, evitando a necessidade de comparecimento presencial às instituições, com a promessa de ter ao menos um parceiro em cada região do Brasil até março.
Fonte: G1