Novo Parlamento Metropolitano Promove Integração na Grande Fortaleza
O novo bloco intermunicipal inicia atividades em Aquiraz no dia 2 de julho, buscando desenvolvimento regional.
Reprodução/Divulgação
O Parlamento Metropolitano surge como uma nova iniciativa de cooperação intermunicipal na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Seu principal objetivo é buscar soluções integradas para os desafios das cidades da região.
A proposta visa unificar a força dos poderes legislativos da Grande Fortaleza, promovendo o desenvolvimento sustentável, econômico e social do território. Mais do que uma associação de câmaras, o Parlamento Metropolitano foi concebido como um fórum permanente de articulação política e institucional.
A iniciativa busca romper o isolamento das fronteiras municipais. O intuito é debater, de forma conjunta, temas complexos e transversais que impactam o cotidiano da população.
Raphael Pessoa, presidente da Câmara Municipal de Maracanaú e idealizador do projeto, destaca a importância da iniciativa. Ele afirma que o Parlamento representa um passo a mais para as casas legislativas da RMF.
Isso permite que os municípios ganhem em representatividade e tenham maior poder de diálogo junto aos governos Estadual e Federal. Pessoa ressalta que a criação do Parlamento Metropolitano é um marco de maturidade política.
Ele enfatiza que, embora as divisas sejam geográficas, os problemas e desafios da população são os mesmos. O propósito do bloco é fazer com que as câmaras caminhem juntas, trocando experiências e construindo soluções reais e integradas para melhorar a qualidade de vida e trazer mais dignidade ao cidadão.
A solenidade de instalação do Parlamento Metropolitano ocorrerá no dia 02 de julho, às 15h. Aquiraz foi escolhida para sediar o ato inaugural, em homenagem à primeira capital do Ceará.
Após este primeiro encontro, o Parlamento adotará um formato itinerante, percorrendo as demais cidades integrantes para aproximar o debate regional das realidades locais.