31ºC
Logo

Siga-nos nas redes

Notícia

Senador Jaques Wagner deixa liderança do Governo no Senado

Decisão ocorre após pressão do PT e Planalto e operação da Polícia Federal.

Autor
Por Redação MQ
Senador Jaques Wagner deixa liderança do Governo no Senado
Reprodução/Divulgação
O senador Jaques Wagner (PT-BA) renunciou ao cargo de líder do Governo Lula no Senado. A decisão foi tomada após forte pressão de integrantes do PT e de aliados do Palácio do Planalto. A saída acontece seis dias após o parlamentar ter sido alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal. A renúncia ocorreu após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Wagner afirmou que nunca atuou no Congresso para beneficiar interesses do Banco Master e que se sente "injustiçado", mas disse não querer que o episódio prejudique a campanha de reeleição do presidente. A sucessão no posto ainda não está definida. Nos bastidores, os senadores Camilo Santana (PT-CE) e Teresa Leitão (PT-PE) são os nomes mais cotados para assumir a liderança do governo. Lula esperava que Wagner se afastasse para evitar o desgaste político de demitir um aliado próximo. Embora resistisse, o senador cedeu diante da avaliação de que sua permanência já produzia reflexos negativos para o governo. Após a reunião, Wagner confirmou a decisão em redes sociais, afirmando que sua prioridade será provar sua inocência e se dedicar às campanhas eleitorais do PT.

Gostou da notícia? Compartilhe!