Governo aciona Polícia Federal após invasão em sistema da Defesa Civil
Plataforma de alertas foi tirada do ar; mensagem incomum gerou apreensão em várias cidades.
O governo federal informou que irá acionar a Polícia Federal para investigar a suspeita de invasão ao sistema da Defesa Civil Nacional. A plataforma de envio de alertas, Defesa Civil Alerta, foi retirada do ar na madrugada deste sábado (20/6), por volta da 1h30, após disparar uma notificação considerada falsa e sem autorização para diversas regiões do país. A mensagem, classificada como “Alerta Extremo”, continha a palavra “misantropia”, que significa aversão ou ódio à humanidade, e foi enviada por alguém alheio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Os alertas, que normalmente são utilizados para informar sobre desastres naturais iminentes, chegaram aos celulares em volume alto, como uma sirene que continuava tocando até o usuário visualizar a mensagem, inclusive em aparelhos no modo silencioso. Moradores de cidades como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Campo Grande relataram ter recebido as notificações, gerando apreensão. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) informaram que tomarão as providências para restabelecer o sistema o mais rapidamente possível, quando todas as condições de segurança forem restabelecidas.