72% da População Mundial Vive Sob Regimes Autoritários, Alerta Relatório da Human Rights Watch
ONG aponta 'avanço autoritário' global impulsionado por EUA, China e Rússia, e defende aliança contra retrocessos.
Um relatório divulgado nesta quarta-feira (4) pela organização não governamental Human Rights Watch (HRW) revela um cenário preocupante para a democracia global: 72% da população mundial vive sob regimes autoritários. A análise, que abrange mais de cem países, indica um 'avanço autoritário' impulsionado por potências como Estados Unidos, China e Rússia, com destaque para as ações do governo americano de Donald Trump.
O documento, que cita estudos da Universidade de Gotemburgo, compara a situação atual com níveis democráticos de 1985, apontando que países como Rússia, China e até os Estados Unidos apresentam menor liberdade em comparação com duas décadas atrás. A HRW classifica regimes em cinco categorias, indo de 'autocracia fechada' a 'democracia liberal', e avalia o Brasil como 'democracia eleitoral'.
A ONG critica o governo Trump por minar aliados democráticos, encorajar líderes autoritários e violar direitos humanos, questionando a sobrevivência do sistema global de direitos na 'era Trump'. Para combater essa tendência, a HRW defende a formação de uma aliança estratégica entre governos, movimentos sociais e sociedade civil para preservar a ordem internacional regida por leis.
Fonte: G1