Facções PCC e Comando Vermelho em Guerra Aberta no Interior de SP
Operação Policial Desarticula Células Criminosas Após Onda de Violência Extrema
Uma megaoperação conjunta entre o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público e a Polícia Militar (PM) foi deflagrada nesta quinta-feira (29) em cinco cidades do interior de São Paulo. A ação, batizada de Operação Keravnos, visa desarticular células das facções criminosas PCC e Comando Vermelho, em meio a uma intensa disputa territorial que tem gerado uma escalada de violência.
A investigação partiu do monitoramento de crimes graves, como execuções com fuzis, homicídios de lideranças, carbonização de corpos e chacinas, que evidenciaram um cenário de 'espiral da violência' desde 2022. Segundo especialistas, esse ciclo de vinganças cada vez mais letais é marcado por um aumento repentino de homicídios com características de execução e pelo uso de armamentos de alto poder de fogo.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversas cidades, incluindo Araras, Piracicaba, Rio Claro e Limeira. O objetivo da operação é apreender armas, munições, drogas e dispositivos eletrônicos que possam fortalecer as provas contra as organizações criminosas, revelando sua estrutura, hierarquia e planos de ataque.
Fonte: G1