Polícia Civil Alerta: Fraudes com Carimbos Médicos Atingem Profissionais em Campinas
Golpistas falsificam documentos e prescrições usando dados de médicos; facilidade na confecção do material preocupa autoridades e impulsiona projeto de lei.
A Polícia Civil de Campinas emitiu um alerta sobre o crescente número de fraudes envolvendo carimbos médicos na região. Criminosos têm acessado dados de profissionais da saúde com registro ativo para encomendar carimbos falsificados, os quais são posteriormente utilizados na adulteração de documentos, prescrições e até mesmo para solicitar benefícios federais, sem o conhecimento das vítimas.
A facilidade na confecção desses materiais é apontada como um dos principais fatores para o avanço dos golpes. Um levantamento da EPTV revelou que a maioria dos estabelecimentos em Campinas não exige comprovação profissional para a produção de carimbos. Médicos como o psiquiatra Pedro Ferreira Neves e a ginecologista Karen Morelli Sorano Costa já foram vítimas, tendo seus carimbos usados indevidamente para fraudar pedidos de passe livre e atestados.
Diante da ausência de uma regulamentação específica para a produção de carimbos, a Polícia Civil alerta que comerciantes que agem em conjunto ou com conhecimento da fraude podem responder por estelionato e falsificação de documentos. Em resposta ao problema, um projeto de lei tramita na Câmara dos Deputados, propondo a obrigatoriedade de apresentação do registro profissional para a encomenda de carimbos e receituários, buscando coibir essa prática criminosa.
Fonte: G1