Sexta, 30 de janeiro de 2026 Nublado 24ºC
Logo Portal Mucambo em Questão
PUBLICIDADE
Política

Crise Migratória: Governo Trump Pressionado Após Morte de Cidadão Americano pelo ICE

Aliados e opinião pública exigem revisão da política imigratória após morte por agentes federais e série de violações judiciais.

Por Redação MQ | Publicado em: 29/01/2026 às 22:51
Crise Migratória: Governo Trump Pressionado Após Morte de Cidadão Americano pelo ICE

O governo Donald Trump enfrenta crescente pressão, inclusive de aliados, após a morte de Alex Pretti, cidadão americano, por agentes de imigração. A situação é agravada pela revelação de um juiz federal de que a Polícia de Imigração (ICE) desrespeitou dezenas de decisões judiciais, incluindo liminares em processos de imigrantes que alegam violação de direitos, como audiências de custódia. A atuação do ICE está sob escrutínio nacional e internacional.

A crise se intensifica com a proximidade das eleições para o Congresso. Políticos como o governador do Texas, Greg Abbott, e o senador Pete Ricketts, tradicionalmente apoiadores da linha-dura contra imigrantes, agora cobram uma recalibragem da política da Casa Branca e uma investigação transparente sobre a morte de Pretti. Uma pesquisa recente aponta que 77% dos americanos, incluindo 61% dos republicanos, apoiam uma investigação independente sobre as violações do ICE.

Diante do cenário, Tom Homan, principal autoridade de imigração do governo Trump, admitiu indiretamente a necessidade de "consertar" e "melhorar" a atuação dos agentes, citando as mortes de Alex Pretti e Renee Good. Homan anunciou que as operações do ICE serão mais direcionadas e o número de agentes em Minneapolis será reduzido, mas condicionou essas mudanças ao acesso a prisões estaduais e municipais para deportar criminosos estrangeiros.


Fonte: G1


© 2026 Portal Mucambo em Questão. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com paixão em Mucambo, Ceará.