Todos os cearenses poderão desfrutar, no próximo dia 25 de março, data da abolição da escravidão no Ceará, de um novo feriado. A data passou despercebida no ano passado somente porque esse feriado acabou caindo em um domingo. A manchete publicada no caderno Cidade, na última quarta (6), foi a matéria mais lida da semana com 10.870 visualizações.
A Emenda Constitucional, que criou a data foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro do mesmo.
Mesmo sendo um feriado em todo território do Estado ainda não é certeza que os estudantes da rede estadual de ensino terão folga no próximo dia 25.
O governo do Estado confirmou a data como feriado, no entanto, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou, através da assessoria de comunicação, que o secretário chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, se reunirá com o governador Cid Gomes para definir se na data haverá aula na rede estadual. Só depois é que irá decidir se terá aula na rede municipal de ensino.
Dessa forma, o mês de março passa a ter três feriados em um intervalo de duas semana. Dois deles acumulam três dias, já que emendam com o fim de semana. Em 19 de março, é celebrado o Dia de São José e, no dia 29, a Sexta-Feira da Paixão, data em que os cristãos lembram a morte de Jesus Cristo.
O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884. No dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual município de Redenção, situado a 55 Km da Capital, emancipou os seus escravos um ano antes da província do Ceará, o que fez com que aquela cidade viesse a sediar a Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-brasileira.
A Lei de nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, estabelece que são feriados civis a data magna do Estado que sejam fixados em qualquer legislação que seja estadual.
Data
25 de março é a data que vai marcar o feriado da abolição da escravidão em todo o Ceará
Fonte : Diário do Nordeste
Comment here
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.