Blog Mucambo Em Questão

A informação em primeiro lugar!

Sem categoria

Cearense terá novo feriado

Todos os cearenses poderão desfrutar, no próximo dia 25 de março, data da abolição da escravidão no Ceará, de um novo feriado. A data passou despercebida no ano passado somente porque esse feriado acabou caindo em um domingo. A manchete publicada no caderno Cidade, na última quarta (6), foi a matéria mais lida da semana com 10.870 visualizações.

A Emenda Constitucional, que criou a data foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro do mesmo.

Mesmo sendo um feriado em todo território do Estado ainda não é certeza que os estudantes da rede estadual de ensino terão folga no próximo dia 25.

O governo do Estado confirmou a data como feriado, no entanto, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou, através da assessoria de comunicação, que o secretário chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, se reunirá com o governador Cid Gomes para definir se na data haverá aula na rede estadual. Só depois é que irá decidir se terá aula na rede municipal de ensino.

Dessa forma, o mês de março passa a ter três feriados em um intervalo de duas semana. Dois deles acumulam três dias, já que emendam com o fim de semana. Em 19 de março, é celebrado o Dia de São José e, no dia 29, a Sexta-Feira da Paixão, data em que os cristãos lembram a morte de Jesus Cristo.

O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884. No dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual município de Redenção, situado a 55 Km da Capital, emancipou os seus escravos um ano antes da província do Ceará, o que fez com que aquela cidade viesse a sediar a Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-brasileira.

A Lei de nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, estabelece que são feriados civis a data magna do Estado que sejam fixados em qualquer legislação que seja estadual.

Data

25 de março é a data que vai marcar o feriado da abolição da escravidão em todo o Ceará


Fonte : Diário do  Nordeste 

Comment here