O município de Pacoti, no Maciço de Baturité, iniciou um racionamento no abastecimento de água por conta da falta de chuvas, a cidade é o primeiro município cearense a sofrer racionamento de água nesta seca que é a pior dos últimos 39 anos.
Em torno de 20% da cidade está completamente sem abastecimento de água da Cagece, outra parte, cerca de 60% enfrentam um rodizio de abastecimento. A prefeitura preparou alguns pontos na cidade onde as pessoas podem abastecer baldes e bacias. Gente de todas as idades enfrentam filas que começam de madrugada para levar para casa um pouco de água.
O diretor de Operações da Cagece, Josineto Araújo, afirma que algumas medidas estão sendo adotadas para resolver o problema “a gente vai perfurar poços e a medida que for encontrando, vai ser feita a analise da qualidade, da vazão e a gente vai perfurar poços para tentar solucionar os problemas de lá”.
Mesmo assim o homem do campo tem esperanças que a chuva chegue logo. Como fala a aposentada Roclésia Chagas. “Toda a noite eu peço ao Nosso Senhor, meu São José para tomar de conta de nos todos porque nos todos precisamos de água. Mas São José vai ouvir meu pedido.”
Situação dos açudes cearenses
Os reservatórios cearenses estão com apenas 44% da capacidade de armazenamento. São139 açudes monitorados pela Companhia de Gestão e Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) 76 deles estão abaixo de 30% da capacidade. Algumas regiões estão em situação crítica como a Bacia do Curu, com 17% e a bacia de Crateús com apenas 14% da capacidade.
Fonte: Jangadeiro
Comment here
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.