Blog Mucambo Em Questão

A informação em primeiro lugar!

Sem categoria

HISTÓRIA EM QUESTÃO: Lourenço Pereira e Serafim Pereira, homens da História,homens de Mucambo.

Sr. Lourenço Teodoro, neto de Loureço Pereira

Para falar em história de Mucambo, para compreendê-la é impossível não remeter a historia da ilustre família Pereira. O Blog Mucambo em questão teve a honra de ter uma agradável conversa com o Senhor Lourenço Teodoro Lima, neto de Lourenço Pereira um dos primeiros  habitantes  do antigo Vilarejo Mocambo, hoje  nossa querida cidade de Mucambo. O texto que apresentaremos a seguir é fruto das informações  cedidas pelo Sr. Lourenço Teodoro.

A história começa quando  Lourenço Pereira  toma posse de terras na localidade do sapé de Serra, construíndo assim uma casa,mais tarde seus irmãos, principalmente Serafim Pereira, tiveram a ideia de ali construir um pequeno vilarejo. A ideia original era construir esse vilarejo nas terras onde hoje em dia  conhecemos como a comunidade de Chapada,mas os irmãos Pereira perceberam que o relevo da Chapada não contribuía para ali ser realizada construções. Então “Capitão”  Lourenço Pereira, como era conhecido resolveu fazer esse vilarejo próximo onde já havia construído a sua casa. Todos  se uniram  então nesta empreitada, brocando os matos, abrindo veredas e limpando os terrenos. Fruto da união e trabalho de todos  o terreno foi limpo.Assim pouco tempo depois foi celebrada uma missa,na casa do  Sr. Lourenço Pereira, o celebrante foi Padre Joaquim Severiano, ali  foi construído um tempo depois  um altar.

 Primeira casa de Mucambo.

A Igreja matriz ,tal como a conhecemos hoje, começou com uma simples capelinha,onde o padre Severino celebrava  as missas pelo menos uma vez por mês. Logo depois chegou  ao vilarejo o padre Domingos,que precisou vender algumas terras doadas pelo senhor Lourenço pereira para terminar de construir a capela, vendeu inclusive a  chamada “cacimba da Santa” terreno que Lourenço dedicou a  Sant’Ana, com a venda dos terrenos foi também possível construir a casa paroquial,também construída em um terreno doado por Lourenço. Com o passar dos anos com os trabalhos de padre domingos, a matriz começou a ser concluída, primeiro a base, depois a torre.

Lugar onde Lourenço Pereira foi Sepultado

Quando o senhor Lourenço Pereira  faleceu e foi sepultado no cemitério São Joaquim em Mucambo o bispo da diocese de Sobral Dom José Tupinambá da Frota,conhecedor da generosidade das boas obras  de Lourenço, veio a Mucambo para saber porque Lourenço não foi sepultado na Igreja, Dom José queria  que isso acontecesse como forma de homenagem ao homem que fez a doação das terras para a construção da Igreja,mas  a família de Lourenço achou melhor  deixa-lo no cemitério .

Dom José, Bispo de Sobral na época

 Essa visita de Dom José mostra  a importância de Lourenço, homem de bom coração profundo devoto da avó de Jesus Sant’Ana e de grande generosidade.

O blog Mucambo em Questão  agradece a  família Pereira,e  presta aqui nosso reconhecimento e homenagem  aos primeiros Mucambenses.

Comment here