Aeroportos Brasileiros: Novos Hubs de Negócios e Serviços com Expansão do Investe Mais
Ministério dos Portos e Aeroportos amplia programa para transformar terminais em plataformas comerciais diversificadas, gerando novas receitas.
O Ministério dos Portos e Aeroportos (Mpor) está pronto para dar um novo impulso ao programa "Investe Mais Aeroportos", expandindo significativamente seu alcance e ambições. A iniciativa, que inicialmente focava em terminais federais concedidos, agora incluirá aeroportos sob gestão de estados e municípios. O objetivo principal é transformar os terminais aéreos em vibrantes plataformas para uma vasta gama de empreendimentos comerciais, como shoppings, hotéis, escolas e centros de eventos, buscando diversificar as fontes de receita para além das tarifas aeroportuárias.
Conforme anunciado pelo secretário de Aviação Civil, Daniel Longo, a nova fase do programa, com lançamento previsto para o final de fevereiro, flexibilizará as normas contratuais de cessão de uso de áreas aeroportuárias. Essa medida permitirá que as concessionárias celebrem contratos de longo prazo com terceiros, oferecendo a segurança jurídica necessária para amortizar grandes investimentos. A estratégia visa não apenas garantir a sustentabilidade econômica dos negócios aeroportuários, mas também aproximar esses complexos das comunidades locais.
Um levantamento da pasta já identificou 46 aeroportos potenciais beneficiários, incluindo importantes terminais como os de Porto Seguro (BA) e São José do Rio Preto (SP). Longo enfatiza que a liberdade para explorar receitas não-tarifárias transformará os aeroportos em verdadeiros polos econômicos e sociais, com a instalação de negócios que vão desde clubes e espaços de lazer até serviços essenciais, promovendo um desenvolvimento integrado e duradouro para as cidades.
Fonte: G1