Brasil se prepara para 1º voo espacial comercial; Após adiamentos, o voos será nesta Segunda-Feira.
Foguete sul-coreano HANBIT-Nano impulsiona nova era para o programa espacial brasileiro
O Brasil está se preparando para um marco significativo no setor espacial com o lançamento do foguete HANBIT-Nano. A missão, batizada de Spaceward, visa realizar o primeiro voo comercial espacial do país, partindo do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
Este evento é considerado um passo fundamental para a inserção do Brasil no competitivo mercado internacional de lançamentos espaciais. A iniciativa, que conta com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), pode atrair investimentos e gerar novas oportunidades no setor, consolidando Alcântara como um ponto estratégico devido à sua localização geográfica privilegiada.
O foguete HANBIT-Nano, de origem sul-coreana, tem 21,9 metros de altura e pesa 20 toneladas. Ele é projetado para levar ao espaço cinco satélites e três dispositivos para auxiliar pesquisas desenvolvidas por instituições do Brasil e da Índia. Após alguns adiamentos devido a questões técnicas e climáticas, a janela de lançamento permanece aberta até 22 de dezembro de 2026, período que será definido em conjunto entre as autoridades brasileiras e a empresa responsável.
A abertura da base de Alcântara para o mercado de lançamentos comerciais foi viabilizada por um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) assinado em 2019 com os Estados Unidos, simplificando o processo para lançamentos que utilizem tecnologia norte-americana.