Sexta, 05 de dezembro de 2025 Parcialmente Nublado 25ºC
Logo Portal Mucambo em Questão
PUBLICIDADE
Policial

Ministro da Justiça e governador do RJ criam escritório emergencial para combater o crime organizado

Iniciativa conjunta visa integrar forças federais e estaduais para decisões rápidas e reforçar a segurança pública no estado, com foco na descapitalização de grupos criminosos.

Por Redação MQ | Publicado em: 29/10/2025 às 20:27
Ministro da Justiça e governador do RJ criam escritório emergencial para combater o crime organizado

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciaram nesta quarta-feira (29) a criação de um escritório emergencial para o combate ao crime organizado no estado. O núcleo especial contará com a participação de integrantes dos governos federal e estadual, com o objetivo de superar burocracias, integrar inteligências e agilizar a tomada de decisões. A equipe do ministério esteve no Rio de Janeiro a mando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a reunião com o governo do Estado.

Entre as medidas anunciadas, está o aumento do efetivo das polícias Federal e Rodoviária Federal, além de peritos criminais, que poderão ser recrutados na Força Nacional e em outros estados. Cinquenta policiais federais já foram deslocados para o Rio de Janeiro. Outras ações incluem a disponibilização de vagas em presídios federais de segurança máxima e a intensificação das atividades de inteligência para a descapitalização de grupos criminosos. O governador Cláudio Castro enfatizou a necessidade de trabalho integrado, afirmando que o Rio de Janeiro tem condições de vencer batalhas, mas não guerras sozinho.

O governador esclareceu que não houve solicitação ou cogitação da decretação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que envolve o envio das Forças Armadas para atuação em segurança pública. A criação do escritório ocorre após uma megaoperação realizada na terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão. A ação, que teve como alvo uma F4cção Cr1m1nosa, mobilizou cerca de 2.500 policiais, resultou na prisão de 113 suspeitos e na morte de dois policiais civis e dois militares.

#SegurançaPública #RioDeJaneiro #CombateAoCrime #Justiça #Brasil

© 2025 Portal Mucambo em Questão. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com paixão em Mucambo, Ceará.