Surto respiratório atinge hospital no Espírito Santo; mais de 30 pessoas foram afetadas
Secretaria de Saúde descarta causas virais e investiga bactérias, fungos e fatores ambientais no Hospital Santa Rita de Cássia.
Um surto com sintomas respiratórios, similares aos de pneumonia, afetou mais de 30 pessoas no Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, Espírito Santo. Entre os atingidos, 33 são trabalhadores de uma ala de internação oncológica e outras 12 são indivíduos que circularam no local e também apresentaram os sintomas. A Secretaria de Saúde do Espírito Santo informou que a maioria dos infectados foi tratada e já recebeu alta, contudo, seis trabalhadores permanecem internados em isolamento e os outros 12 seguem sob monitoramento.
O secretário de Saúde do estado, Tyago Hoffmann, anunciou nesta segunda-feira (27) que infecções virais, como coronavírus e influenza A e B, foram descartadas como causa. As investigações agora se concentram na apuração de bactérias, fungos e possíveis fatores ambientais. Amostras de superfícies, água, mobiliário e do sistema de ar-condicionado estão sendo analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo e pela Fundação Oswaldo Cruz. Desde a última quarta-feira (22), não foram registrados novos casos relacionados ao surto. Todos os serviços do hospital, incluindo cirurgias e tratamentos oncológicos, operam normalmente. O hospital informou que as infecções não foram transmitidas de pessoa para pessoa, e, por isso, não há recomendação para o uso de máscaras no local. #Saúde #EspíritoSanto #Hospital #Surto