Ciro Gomes tentou por duas vezes comandar a área nacional de saúde. Uma delas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e outra com a presidente Dilma Rousseff (Foto: Thiara Nogueira/O Povo) |
Integrante do mesmo partido do ex-secretário Arruda Bastos, o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) confirmou ao Jornal O POVO, na noite de ontem, que o ex-ministro Ciro Gomes (PSB) é o nome colocado pelo governador Cid Gomes (PSB) para ser o novo secretário de Saúde. De acordo com ele, a escolha foi ratificada em reuniões ao longo do fim de semana e comunicada aos líderes do PCdoB no Estado.
Lula disse ainda que o partido deve continuar a contribuir com o Governo, ao que tudo indica na Secretaria de Esportes, mas ponderou que a perda da pasta de Saúde – uma das importantes da administração e comandada pelo PCdoB desde o primeiro governo Cid – é vista pela cúpula do partido como redução do espaço político da sigla.
“Sem dúvida nenhuma fomos reduzidos no nosso espaço político e de colaboração, mas isso não quer dizer que estejamos fora da contribuição que possamos dar. Tudo indica que vai ser na Secretaria do Esporte”, afirmou o deputado.
De acordo com Lula, não houve uma discussão prévia com o PCdoB sobre a mudança e a decisão de colocar Ciro na Saúde teria sido apresentada ao PCdoB como uma decisão do governador.
Tentativas
O parlamentar, que é médico, disse esperar que Ciro dê continuidade ao “legado que foi deixado na secretaria”, sobretudo na descentralização do atendimento, com a construção de hospitais e outros equipamentos regionais.
Ciro tem na sua trajetória duas tentativas frustradas de comandar a área de saúde em nível nacional. Esse foi um dos motivos do rompimento dele com o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ainda no primeiro mandato do tucano.
Já com a presidente Dilma Rousseff (PT), eleita em 2010, o ex-ministro também articulou para ser ministro da Saúde. Sem ser atendido, teria dispensado pastas de menor expressão.
Fonte: O Povo
Comment here
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.