Igreja lotada na última novena em honra ao padroeiro São João Batista. (Foto: Lauro Sérgio) |
Na noite deste Domingo (23/06), centenas de fiéis lotaram a paróquia de São João Batista, na cidade de Pacujá, para celebrar a última novena em honra ao padroeiro São João Batista, o protetor das famílias. A missa foi celebrada pelo padre Antônio – Reitor do Santuário de nossa Senhora de Fátima em São Benedito.
Devido ao grande número de fiéis a igreja ficou completamente lotada e muitos tiveram que ouvir a celebração eucarística do lado de fora, através de um sistema de som colocado pela paroquia. Após a missa aconteceu o tradicional leilão de são João, onde muita gente permaneceu para acompanhar e participar arrematando as prendas que eram animadas pela banda de música da cidade.
E viva São João Batista. O santo era primo de Jesus e é chamado de batista porque realizava batismos; foi São João quem batizou Cristo nas águas do Rio Jordão. Quando João nasceu, seu pai anunciou a alegria da família acendendo uma grande fogueira, um dos símbolos da festa. A tradição de comemorar o São João no interior também tem relação com a vida do santo, que pregava longe dos centros das cidades.
O trabalho de João incomodou as autoridades romanas. Ele foi preso e degolado pelo rei Herodes aos trinta anos. A tradição de comemorar o dia do santo foi trazida pelos portugueses e, ao longo do tempo, foi adaptada aos costumes brasileiros. O santo é um dos mais populares da Igreja Católica e é o único que tem a data de nascimento celebrada por missas.
Igreja lotada na última novena em honra ao padroeiro São João Batista. (Foto: Lauro Sérgio) |
muitos tiveram que ouvir a celebração eucarística do lado de fora, através de um sistema de som colocado pela paroquia. |
Após a missa aconteceu o tradicional leilão de são João |
Blog Mucambo em Questão
Reportagem Kelton Oliveira
Fotos: Lauro Sérgio
Comment here
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.