Com 64% da demanda atendida, o Ceará alcançou o maior número de médicos por meio do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, no Nordeste. Dos 1.061 profissionais solicitados, 685 foram contratados para trabalhar em 140 municípios do estado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (3).
Mesmo assim, 14% dos municípios cearenses que haviam solicitado médicos pelo Provab não conseguiram atrair nenhum, segundo o Ministério da Saúde. Ou seja, com um total de 163 cidades tendo solicitado os profissionais, apenas 23 não receberam sequer um.
Situação do Nordeste
Cerca de 41% dos municípios do Nordeste que solicitaram médicos por meio do Provab não conseguiram atrair nenhum profissional. A região é apontada pelo ministério como a de maior carência desses profissionais.
Mesmo com o resultado, o Nordeste ainda foi a região de melhor desempenho no Provab e a única onde a maioria dos municípios que solicitaram médicos recebeu pelo menos um profissional. Nas outras regiões, os percentuais de municípios que solicitaram, mas não tiveram médicos interessados, foi 74% no Sul, 66% no Norte, 64% no Centro-Oeste e 54% no Sudeste.
Trabalho
Os médicos participantes do Provab recebem uma bolsa mensal de R$ 8 mil e devem cumprir 32 horas semanais de atividades práticas nas unidades básicas de saúde e oito horas semanais de curso de pós-graduação em saúde da família, com duração de 12 meses.
Fonte: Tríbuna do Ceará
Comment here
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.