Blog Mucambo Em Questão

A informação em primeiro lugar!

Sem categoria

72% do Ceará precisa de investimento para garantir o abastecimento de água

Sem motivo para comemorar, muitos cearenses ainda olham para um futuro na espera do dia em que a água chegará às torneiras sem ficar presa nos obstáculos que ainda insistem em impedir o acesso a um bem básico. No Dia Internacional da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), 72% do território cearense ainda sofre com as dificuldades de abastecimento, segundo o levantamento da Agência Nacional de Águas (ANA).

Das 184 cidades cearenses, pelo menos 133 municípios ainda precisam de investimentos para chegar à situação ideal de abastecimento de água. O levantamento da ANA revela que o sistema que abastece 108 cidades, incluindo Fortaleza e mais 11 municípios da Região Metropolitana, precisa ser ampliado até 2015 para garantir o atendimento da demanda futura.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, somente Pindoretama já conta com abastecimento satisfatório. Também foi identificada que, em mais 25 cidades, como Acopiara, Beberibe e Trairi, existe a necessidade de investimentos em obras para a construção de novos mananciais.

Apesar dos números, a ANA revela que a situação cearense não está entre as piores em comparação com outros estados do Nordeste. Na Bahia, das 415 cidades, 323 municípios precisam investir na rede de abastecimento para atender a demanda, representando 77% do território. Em Alagoas, de um total de 102 municípios, 80 estão em situação não satisfatória.


Cagece diz que investimentos têm sido feitos

Diante do balanço apresentado pelo relatório, o diretor de Planejamento da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Francied Assis, garante que várias ações estão em andamento visando garantir uma maior segurança no abastecimento de água à população cearense.

Assis ressalta que a conclusão total das obras de reforço do Setor Messejana e da Estação de Tratamento da Zona Oeste de Fortaleza – ETA Oeste são uma das ações pensadas pelo governo estadual para combater o déficit.
“Também há outros 22 projetos, captados pelo Governo do Estado/Cagece no âmbito do PAC, com o objetivo de combater os efeitos da estiagem no nosso Estado”, acrescenta o diretor.

Fonte: Tríbuna do Ceará

Comment here