O homem é um animal político, já dizia o filósofo grego Aristóteles, essa afirmação se justifica a medida em que o homem participa da pólis,das decisões, atuante na vida da cidade pelo uso ativo e consciente da cidadania.
Política neste sentido implica em coletividade, uma cidade é formada por indivíduos que dentro de uma organização social precisam conhecer seus direitos e deveres.
Um ensinamento Socrático nos faz refletir sobre nossa conduta como cidadãos:
“Ninguém comente conscientemente um erro. Se sabe que você vai fazer algo errado você simplesmente não o faz” . Neste sentido o mal é fruto da ignorância e a busca do conhecimento coincide coma busca da virtude .
É Louvável a iniciativa do Ministério Publico de promover um curso que busca a formação da comunidade no conhecimento sobre cidadania e moralidade. No esforço para formar cidadãos virtuosos capazes de conhecer e participar da vida política de nossa cidade. É importante entender que o fato de exercer o direito ao voto, não necessariamente nos faz cidadãos, no sentido mais virtuoso da palavra, que a cidadania se dá na prática de cada dia, acompanhando os gestores,fiscalizando,cobrando melhorias para a comunidade,com seriedade e transparência.
É bom saber que o promotor e a cidade estão juntos pela moralidade, é um avanço na nossa cidadania que precisa ser destacado e aplaudido, resta saber se ao final do curso os participantes optarão por ser cidadãos virtuosos em suas práticas pelo bem da cidade ou escolherão permanecer no mal da ignorância satisfeitos apenas com o certificado.
Por : Raimundo Júnior
Comment here
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.