Blog Mucambo Em Questão

A informação em primeiro lugar!

Sem categoria

ALERTA: Açudes têm pior nível de abastecimento da história do Ceará, enquanto isso em MUCAMBO…

Açude Ibiapina que abastece a cidade de Mucambo.

Dos 144 açudes monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) no Ceará, 84 (58,3%) estão com volume de água inferior a 30%. Entre esses, 25 estão com abastecimento abaixo de 10% de sua capacidade. Apenas o reservatório Gavião, em Pacatuba, opera com nível acima dos 90%. No Estado, a recarga chega a apenas 38,1% de sua capacidade total. Segundo a Cogerh, os últimos anos já estão sendo considerados como “o pior biênio da história” em recarga dos reservatórios.

A seca prolongada e a falta de uma boa quadra chuvosa em 2013 fizeram com que a situação de estiagem se agravasse. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a capacidade total de armazenamento no Ceará sofreu um decréscimo de 18,8%. Em números absolutos, o Estado armazena hoje apenas 7,1 milhões dos 18,8 milhões de litros d’água que comportaria.  

(Fonte: O Povo).


Alerta: Açude de Mucambo.
Enquanto isso em Mucambo: Na semana passada o blog Mucambo em questão publicou uma matéria relatando a situação triste do açude Ibiapina que abastece a cidade, a repercussão nas redes sociais foi imediata, muitas pessoas lamentaram as imagens do açude. Entre compartilhamentos, comentários e curtidas no facebook uma mensagem ficou clara, precisamos fazer o uso consciente da água. 
Lamentavelmente grande parte da população ignora o alerta. Na manhã deste sábado 21/09, nas primeiras horas do dia nossa reportagem pode se deparar com exemplos como: Donas de casa lavando a calçada, aguando a frente de sua residencia e alguns aguando plantas com mangueira, num total desperdício de água.
Todas essas atividades embora já façam parte do cotidiano, precisam ser reavaliadas, diante de uma situação preocupante. Na esperança de cada um fazer sua parte deixamos mais uma vez o apelo, para o uso consciente da água, evitando desperdício.

Blog Mucambo em questão

Comment here