O município de Pacujá na região Norte do Estado esta completando hoje 22 de setembro, 56 anos de emancipação política. Na data comemorativa a cidade ira promover um grande Show com as bandas Toca do Vale, Forrozão karkará e a participação de João Paulo Markes com inicio a partir das
22:00 horas na praça do forró.
A festa terá um esquema de segurança com 14 policias militares, 6 agentes do pró- cidadania além de seguranças particulares tudo isso para garantir o conforto e a segurança dos munícipes e visitantes.
Um pouco da História.
Pacujá é uma cidade e um município do estado do Ceará, Brasil.
Localiza-se na microrregião de Sobral, mesorregião do Noroeste Cearense.
O município tem cerca de 6.233 habitantes e 70. 100 km². Foi criado em
1957.
A palavra ‘Pacujá’ é de origem Tupi e siginifica “Fruto da Pacova”, uma variedade de banana, e também significa “folha de enrolar”. O terreno para construção de Pacujá foi doado por Dona Maria Rodrigues Nepomuceno, conhecida com “Maria dos Tinguíns”, tendo sido construído primeiramente a casa de pedra, onde atualmente funciona a capela São Vicente de Paulo, da Família Rodrigues Nepomuceno, exite seus descendentes representados pela família Côti. Padre Vicente Jorge é considerado o fundador da Vila, onde foi o primeiro vigário, vinha de Sobral e ficava na casa de pedra.
As primeiras casas construídas em Pacujá pertenciam a José Rodrigues e era chamada de Fazenda Belmont. Os primeiros professores foram a Sra. Alta Melo, Maria Liberotina Guimarães Ramos e mestre Levinho. Tendo sido o grande lutador pela emancipação de Pacujá Francisco Júlio Filizola.
A população de Pacujá tem uma vasta miscigenação, com mistura das raças, indígenas, negra e branca.
Blog Mucambo em questão
Fonte: Wikipedia
Comment here
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.