De sexta-feira, 13, para sábado, 14, de madrugada,acontecerá uma das maiores chuvas de meteoros do calendário anual.
De acordo com o site Folha Online, nesta madrugada ocorre o ápice das geminídeas. O fenômeno emana da constelação de Gêmeos, quando a Terra atravessa a órbita do asteroide Faetonte, um objeto com cerca de 5 km de diâmetro, com uma órbita bastante oval, que o leva bem perto do Sol.
“Há até quem desconfie que ele se trata de um núcleo extinto de cometa”, afirma Gustavo Rojas, astrônomo da Universidade Federal de São Carlos, ao site.
Seja qual for a natureza do corpo celestial, o fato é que sua passagem perto do Sol faz com que ele se esfarele e deixe muitos pequenos detritos ao longo de sua órbita, e, quando a Terra passa pelo caminho dele, acontece uma verdadeira chuva de estrelas cadentes. Para este ano a previsão é de 120 estrelas cadentes por hora, ou seja, uma média de duas estrelas cadentes por minuto.
Veja agora dicas do que fazer para observar melhor o fenômeno:
1 – Procure por um lugar que dê a visão mais ampla possível do céu, daí é só esperar pacientemente pelos meteoros;
2 – Quanto mais escuro for o local maior a possibilidade de visualizar a chuva de estrelas cadentes;
3 – A partir de meia-noite, horário de Brasília, (23h no horário local) olhe para o leste e a constelação de Gêmeos já deve surgir no horizonte.
4 – Mantenha os olhos longe da lua, pois como ela está quase cheia o seu brilho pode ofuscar a visão dos meteoros.
5 – O ápice do acontecimento ocorre por volta de 3h da manhã (horário local), pois a lua já deve ter ido embora e a constelação de gêmeos alcançará o seu ponto mais alto no céu. Aí é só relaxar e observar.
6 – Pode olhar sem medo, a chuva de estrelas cadentes é completamente inofensiva aos olhos.
Comment here
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.