O “Novo Cangaço” – ataques contra agências bancárias – tem aterrorizado o Ceará e outros estados da Região Nordeste. A tática de ataques ficou conhecida assim, em referência ao bando do cangaceiro Lampião, que atuou durante o início do século 20. Só que nos dias atuais os “cangaceiros” atuam motorizados, armados de fuzis e pistolas.
Nas ações os bandos sitiam os municípios no Interior do Estado e realizam a ação criminosa ousada. O procedimento é sempre da mesma forma, um grupo segue até o destacamento da Polícia Militar e criva de balas as paredes do prédio e as viaturas no local.
Enquanto isso, outra parte da quadrilha explode a agência bancária. Logo em seguida a quadrilha foge efetuando disparos, deixando um rastro de medo entre os moradores e de destruição na cidade. Somente neste ano 14 bancos em municípios cearenses foram atacados.
Os Estados do Nordeste irão se unir para intensificar as ações de combate a esses tipos de ações, de acordo com uma reportagem do Portal do UOL.
A estratégia é atuar nas divisas, dificultando a migração do grupo pelos Estados e cobrar dos bancos mais ações de segurança. Além disso, mais policiais devem atuar nos dias de abastecimento das agências e caixas.
Segundo levantamento feito pelo UOL, em 2014, foram 155 casos registrados em sete dos noves Estados nordestinos até a metade de março.
Confira a reportagem completa aqui.
Via Ceará Agora
Comment here
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.