O cardel norte-americano Robert Francis Prevost é o novo papa. O pontífice…

O cardel norte-americano Robert Francis Prevost é o novo papa. O pontífice será chamado de papa Leão XIV, nome de sua escolha, e assume o comando da Igreja Católica após votação do conclave convocado após a morte de Francisco.
O anúncio foi feito após votação secreta na Capela Sistina, e liberação da fumaça branca na Praça São Pedro.
Prevost, que fez sua primeira aparição e discurso com pontífice, tem 69 anos, nasceu nos Estados Unidos e é conhecido como “pastor de duas pátrias”, por sua atuação missionária no Peru na década de 1980.
Quem é o Leão XIV?
Nascido em Chicago, nos EUA, em 14 de setembro de 1955, Robert Prevost, o Leão XIV, é o primeiro norte-americano a se tornar papa. Ele é filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola. Robert possui dois irmãos, Louis Martín e John Joseph.
Prevost construiu boa parte de sua trajetória na igreja católica na América Latina, onde se destacou no Peru e alcançou cargos altos da Cúria Romana
Leão XIV é formado na ordem dos agostinianos, o que trará uma visão contemplativa e missionária para o seu papado. No Vaticano, ele ocupou a função de prefeito do Dicastério para os Bispos, o órgão responsável pela formação de bispos, e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
O papa norte-americano emitiu seus votos solenes 29 de agosto de 1981.
Robert entrou na vida religiosa quando tinha 22 anos e se formou em Teologia na União Teológica Católica de Chicago. Aos 27 anos, foi para Roma estudar direito canônico pela Universidade de São Tomás de Aquino.
.
.
.
.
Via Diário do Nordeste noticia
Veja mais em nosso Instagram